sábado, 5 de março de 2011

MORETTO - Publicado em 20 de novembro de 2010
























A graça de um novo Campeão, é que ele pode surgir até mesmo de uma categoria que exige alguma idade para competir.

O Brasileiro 2010 em Porto Alegre trouxe ao topo um deles, que teve correspondida sua paixão e determinação de percorrer cada milímetro da mesa, como se soubesse que iria de encontro a vitória.

Lauro Moretto é um daqueles que mesmo jogando no Master, dá cara nova a um título do Futmesa, que teve campeões nas duas pontas com Marcelo no Junior entre os Gaúchos..

Agora no GOTHE CROMO GOL, vamos conhecer um pouco da história de alguém que começou faz tempo, mas que parece pelo entusiasmo que começou ontem. Vamos conferir Lauro Moretto.


Nascido em Porto Alegre, em novembro de 1941 e, por gostar muito de jogar futebol, aos sete anos ganhou do seu pai dois times de panelinha da dupla Grenal. Sendo filho único e, morando na Av.Borges de Medeiros, jogava sózinho na mesa de jantar.

Aos nove anos sua mãe levou-o até a Rua Cabral e, lá o presenteou com dois times de ¨puxadores¨, com os quais passeou a jogar com os colegas do Colégio Roque Gonzales e, posteriormente com os do Colégio Anchieta até 1958.

De 1963 a 1965, jogou com os amigos onde trabalhava, seus jogos eram no intervalo do almoço e, nas mesas do escritório. Em 1966 casou e se formou em Ciências Contábeis, ingressou no Serviço Público Federal e parou de jogar até julho de 2000, quando houve uma apresentação da AFUMEPA no Shopping Iguatemi, a qual presenciou.

Por estar aposentado, despertou nele aquela velha paixão. Confeccionou uma mesa da regra brasileira cavado, comprou time e, foi jogar no Inter, mas para sua surpresa, lá praticava-se somente a regra gaúcha.

Assim, comprou botões desta regra e jogou até 2002. Em 2003 foi para o Grêmio estreando na regra brasileira cavado, jogando simultaneamente nos Deptos. da dupla Grenal. No segundo semestre de 2006 no Grêmio, seu mestre Breno Kreuzner, implantou a modalidade do liso, na qual adaptou-se, abandonando o cavado até hoje.

Na modalidade do liso, pelas suas caracteristicas de lançar e arrematar bem, obteve troféus que no cavado jamais obteria, segundo ele. Com o encerramento das atividades no Grêmio em 2009, transferiu-se para a Academia Franzen.

Este ano foi para ele maravilhoso, pois, debutou no Campeonato Brasileiro e teve a felicidade de vencê-lo na Categoria Master. Tem vários times com tamanhos, altura e pesos diferentes, porém sempre com 13 graus.

Conforme a mesa e o time do adversário, é que escolhe com qual dos seus times vai enfrentá-lo. Jogar para ele é divertimento, vencer ou perder não importa, o importante é cultivar amizades, das quais se orgulha de tê-las por onde jogou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário