sábado, 5 de março de 2011

DEGANI - Publicado em 06 de novembro de 2010




















Bom dia pessoal da bolinha ! Hoje é dia de uma lenda jovem aqui no Gothe Gol. Por que todas as lendas precisam ser feitas de muitos anos ? Alex Degani já ganhou tudo, e agora se impõe o desafio de ganhar também no liso, modalidade na qual vai disputar o brasileiro 2010. Como o Gothe Gol conta a história de todo mundo, o internauta agora vai conferir a história de Degani, um dos maiores botonistas do Brasil !

O cara nasceu em em Rio Grande, em 1980, e começou a praticar o futmesa antes de começar a caminhar (hehe), por intermédio de seu irmão (e ídolo) “Deco”, com o qual jogava a regra gaúcha.

Seu irmão, no início dos anos 90, mudou-se para Cascavel (PR) e ficou sem parceiro para prática do hobby. Mas, em meados de 1994, viu em um jornal local, que haveria no Sport Club Rio Grande um campeonato juvenil.

Foi até lá e começou a praticar a Regra Brasileira. Na época, jogava futmesa todos os sábados na casa do então fabricante de botões Alfredo Britto, o qual lhe deu seu primeiro time. Como todos que jogavam lá eram da ARFM, acabou sendo “levado” para lá em outubro do mesmo ano.

Em 1995, com 15 anos, sua vida se resumia a muito botão e pouco estudo... Seu time, a grande Seleção da Alemanha, não saía da mesa... E, com muito treino, acabou ganhando o Campeonato Estadual Juvenil.

Jogou na ARFM até dezembro de 1996. Nesta época, seu parceiro de treino era o inigualável fabricante Ivan Ribeiro, o qual lhe “intimou” a realavancar a Afumerg, a qual na época nem era filiada.

Foi para lá, onde esta foi refiliada a FGFM em 1997. Tinha como ídolos Róbson Bauer, Cristian Baptista e Guido Garcia... Onde eles estavam jogando, pode ter certeza que ele estava olhando!!!

Ainda em 1997, conquistou o Estadual Especial, e a partir dali, a Afumerg foi se tornando uma potência no futmesa, chegando a ser a número 1 do Estado.

Com os estudos, os treinos foram ficando de lado... Mas seguiu levantando troféus... Comprou até “estante”!

2000: Campeão Centro-Sul Brasileiro (POA)
2001: Campeão Brasileiro (POA) e Estadual por Equipes (POA)
2003: Bi-Campeão Centro-Sul Brasileiro (Pelotas) e Bi-Campeão Estadual por Equipes (Pelotas)
2004: Campeão da Taça RS (Pelotas)
2005: Tri-Campeão Estadual por Equipes (Pelotas)
2006: Tetra-Campeão Estadual por Equipes (POA)
2007: Tri-Campeão Centro-Sul Brasileiro (Pelotas)
2008: Bi-Campeão Brasileiro (Rio de Janeiro), Bi-Campeão Estadual Especial (Pelotas) e Penta-Campeão Estadual por Equipes (Passo Fundo)
2010: Campeão Brasileiro de Clubes (Vitória)

Mas o fato inusitado foi na Taça RS de 2004, na final contra o Marcos Piruka (APFM), onde na disputa de penaltis, arrumou o goleiro deitado porque sabia que não erraria suas cobranças... E não deu outra !!!

Porém, mesmo tendo ganhado tudo que existe na categoria Livre, tem certeza que seu maior troféu foi ter conhecido amigos inigualáveis, sendo o primeiro deles Eduardo “Duda” Santos, uma pessoa ímpar e que merece tudo de bom na vida, segundo ele.

Outro é Sílvio Silveira, um multi-campeão na mesa, mas quem conhece seu dia-a-dia sabe que seus maiores títulos são fora das quatro linhas, pois trata-se de um grande pai (das filhas dele, não dele !) e uma pessoa querida por todos.

Como esquecer de Ronir Oliveira, uma lenda viva... E Ivan Ribeiro, polêmico, vaidoso, mas... uma inigualável “parceria”. Além deles, mesmo hoje representando a ARFM, tem um carinho especial pela Afumerg e pelos amigos que lá jogam !

Outras pessoas que não pode deixar de citar são: Sérgio Oliveira, Guido Garcia, Paulo Schemes e Pierobom, quatro com os quais aprendeu a ser transparente e limpo na mesa; e mais importante do que isso, aprendeu a levar isto pra sua vida !

Agora, com a proximidade de mais um Brasileiro, fica feliz de saber que vai rever e se divertir com grandes amigos. E, além disso, começar a disputar oficialmente a categoria mais importante dos futmesa: o Liso!  Então, Avante Gauchada!!! Pra dentro deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário