quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GILVANI - Publicado em 17 de novembro de 2012




















Meu nome é Gilvani da Silva Moreira, natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, tenho hoje 40 anos de idade, trabalho em uma empresa de Software na área de suporte,  meu primeiro contato com o jogo de botão ocorreu por volta dos meus  6 anos de idade, onde meu irmão Gilson jogava com seus amigos no chão e não eram botões de hoje e sim botões de roupas  e jogavam no leva-leva, no começo somente ficava  olhando; quando eles paravam de jogar, então era a minha vez de me divertir , este foi o meu primeiro contato. Com passar do tempo passei  a jogar com meu irmão Gilson e o meu interesse pelo jogo foi crescendo.

Com o tempo, o jogo de botão jogado no chão, passou a ser jogado em uma mesa, denominado futebol de mesa , comecei a acompanhar  meu irmão nos campeonatos da Liga de Futebol de Mesa de Passo Fundo, nestas idas aos campeonatos fui conhecendo mais o jogo e os atletas da Liga, através do meu irmão conheci  Telmar, que foi muito importante, além de me incentivar no esporte, ganhei dele o meu primeiro time oficial de Futebol De Mesa que era Guarani (SP), pois Telmar tinha o Ponte Preta(SP); lembro que foi o próprio Telmar que fez o time de botão, e ia diariamente na casa dele jogar, embora não alcançasse na mesa. Além de Telmar o meu irmão Gilson e Doutor Rubens Posser me ensinaram e incetivaram a praticar este esporte fascinante. Lembro do meu irmão me levar no campeonato estadual, ocorrido em Passo Fundo, no qual Ronir de Rio Grande foi campeão, foi um grande incentivo ver o campeonato e me motivou a querer ser campeão estadual.

Então entrei para a Liga Passofundese  de Futebol de Mesa, onde comecei a participar do campeonato dos Juniores, no qual  consagrei campeão, no ano seguinte, já estava participando da segunda divisão do campeonato , sendo que os quatro primeiros colocados passariam para a primeira divisão e obtive a quarta colocação, fiquei muito feliz com o resultado, por que não acreditava que passaria para a primeira divisão e estaria jogando com os melhores botonistas da cidade. A minha primeira participação da primeira divisão foi excelente, pois ganhei o campeonato, sendo até aquela data o jogador mais novo do estado a ganhar  um campeonato municipal, segundo o jornal da FGFM de 1987.

A partir desta data comecei a colecionar títulos, sagrando-me várias vezes  Campeão Municipal, Taça Passo Fundo e Torneios Municipal. Iniciei nos campeonatos estaduais sem sucesso, pois não tinha nenhuma  experiência , e o nervosismo diante dos melhores dos estado , prevalecia, porém jogar com eles me dava uma satisfação imensa e já era uma grande vitória estar lá.





















A vontade de vencer era imensa, comecei a me preparar com o foco no estadual, através de muitos treinos durante alguns anos, conquistei em 2002 na cidade de Bagé o Campeonato Estadual, para min foi o máximo, pois foi algo que almejava deste que entrei para Liga e vi pela primeira vez um campeonato estadual, e ainda considero o Campeonato Estadual o mais importante, sendo que é um campeonato difícil, por ser um celeiro de ter os melhores botonistas do Brasil. Neste mesmo ano participei do campeonato Brasileiro na cidade de Salvador (BA), no qual tive excelente resultado de vice-campeão. No ano seguinte (2003) tornei Campeão Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, sendo que a disputa final foi com o grande botonista Alex Degani, no qual considero um dos melhores jogadores, esta conquista foi fantástica; Em 2004 representando  Internacional na cidade de Florianopolis (SC), tornei
Bi – Campeão Brasileiro, integrando o ranque dos melhores botonistas  do Rio Grande do Sul, junto com muitos que admiro deste o meu inicio no futebol de mesa.

Na minha permanência no Clube do Internacional, ressalto que venci todos os campeonatos e torneios internos realizados internamente  e conquistei  invicto o Metropolitano, estas conquistas no mesmo ano, foram muito importantes e inesqueciveis. No ano seguinte retorno para Passo Fundo. Em 2007 recebo o convite do Grêmio de integrar seu quadro de botonista, fiquei imensamente satisfeito , sendo que era um dos meus sonhos, jogar no clube, pois sou tricolor, também venci algumas competições no Grêmio. Retornando a Passo Fundo, reintegro a ABP. Contudo eu juntamente com meu irmão Gilson, tínhamos um sonho, de ter nossa própria associação, então surge em 2011 Manchester Futebol Clube (Departamento de Futebol de Mesa), já neste ano (2012) com muito esforço e vontade, estamos jogando nas modalidades 12 toques, 1 toque cavado e 1 toque liso; Associação é composta por atletas de várias faixas etárias,  onde a experiência e a juventude se integram, pois temos no nosso quadro jogadores experientes e jogadores jovens iniciantes.; no qual temos a certeza de serem os continuadores deste esporte fascinante que é o Futebol de Mesa.

 Durante todos estes  anos colecionei vários títulos, conforme virão a seguir,  o que tenho a dizer sobre o Futebol de Mesa,  que é um esporte apaixonante, é obvio que a ganhar é importante, nós faz sentir bem, porém o que você aprende com este esporte, não tem vitória melhor, que é o respeito pelo próximo, saber perder e ganhar (humildade) ninguém é melhor que o outro, mas sim um estava melhor preparado para aquela partida e enfim, não posso deixar de mencionar as amizades que você conquista  e irá conquistar através deste esporte , esta é a grande conquista maior que um campeonato, pois amigos são eternos.

Agradeço deste já a todos que fizeram e fazem parte desta minha trajetória fascinante do Futebol de Mesa, mencionar nomes seria impossível, pois todos contribuíram com sua parcela na minha formação botonistica, porém não posso deixar de  mencionar o meu querido irmão Gilson, que me ingressou  e incentivou neste esporte fabuloso, o meu muito obrigado.

Um abraço a todos e espero que minha historia incentive novos campeões e principalmente novos botonistas, que possam descobrir o fascínio do Futebol de Mesa. Muito Obrigado meu amigo Gothe  pelo espaço que você concedeu a min e aos demais botonistas e  principalmente ao Futebol  de Mesa.




















Meus principais títulos:

Taça Passo fundo = vários

Municipais= varios

Torneios Municipais e Integrações: varios

Metropolitano equipes: campeão

Metropolitano Individual: Campeão

Internacional: Campeão de todos que participei

Grêmio: Campeão de 3 competições

Estadual Especial: campeão (2002)

Estadual Especial Equipes: Vice-Campeão

Taça RS Cavado: Vice campeão

Campeonato Brasileiro: Vice-Campeão (2002)

 Campeonato Brasileiro: Campeão (2003)

Campeonato Brasileiro: Campeão (2004)

Estadual 12 Toques: Vice Campeão Estadual (2011)


Estadual de Equipes 12 Toques: 3º colocado 2012 e atleta destaque do Campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário