quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DANIEL MACIEL - Publicado em 26 de novembro de 2011




















Meu nome é Daniel Alves Maciel e nasci em Caxias do Sul no dia 19 de Outubro de 1981.

Meus Amigos Botonistas, vou contar como iniciei neste esporte que amamos tanto!

Década de 80 e 90

















A primeira vez que conheci e joguei botão foi através do meu Primo Paulo Rodrigues, onde em sua casa ele me apresentou os dois times que ganhará, um time do Brasil e outro da Argentina (de plástico e adesivado), onde já me falou tu pode jogar com o Brasil, então vamos lá, a partir daí foi como se entrasse um vírus em minhas veias que foi se manifestar somente anos mais tarde...

Nessa mesma época fazíamos diversos Torneios, A Copa Daulo quando jogávamos eu e  Paulo Rodrigues, a Copa Dário quando disputávamos eu e o também meu Primo Mário de Vargas e quando duelávamos nós três juntos era então a famosa Copa Primos que é jogada até os dias de hoje na sede.
E como na nossa Serra Gaúcha normalmente o tempo é instável, então quando éramos crianças cada um pegava em torno de uns 12 times e fazíamos um torneio, que a regra era parecida com a tok-tok.

2003

















Era meados de 2003 quando fui ler o nosso Jornal Pioneiro e nele no caderno de esportes tinha uma matéria de uma página inteira falando sobre a Associação de Futebol de Mesa que estava comemorando 38 anos de sua fundação e ficava situada na rua Garibaldi em uma sala comercial no Sexto andar. Então fiquei maluco,  fui lá conferir o que era aquilo, pois sempre quis jogar botão e não sabia que existia na minha cidade.

Chegando lá falei com um senhor muito sério e de muitos títulos em sua extensa carreira, o sr. Vanderlei Duarte, um verdadeiro abnegado pelo esporte em nossa cidade. Ele me mostrou os botões, as mesas, a bolinha, as réguas e como era jogado na regra Brasileira e eu fiquei fascinado, era como se aquele vírus voltasse a se manifestar novamente. A partir desse dia ia todos os dias na sede para aprender com ele como se jogava e tudo mais. Porém era uma época financeira muito difícil para me associar, pois a sala comercial onde eles jogavam tinha um aluguel muito caro e cada sócio pagava em torno de R$ 60,00 por mês. Então o Vanderlei inventou uma promoção para que eu pudesse entrar na Associação, ele me fez R$ 15,00 a mensalidade, pelos primeiros três meses, hehehe!

Também tive dificuldade para comprar o meu primeiro time, então o Empresário dos Botões em Caxias, Clóvis Baixas me vendeu um time do Palestra por R$ 100,00 dividido em duas vezes pra pagar, hehehe!

Mas não satisfeito no final desse mesmo ano consegui vender esse Palestra para o Mário começar a jogar e mandei fazer o meu time personalizado do DAM (Daniel Alves Maciel) no seu Manoel que o Mestre Vanderlei Duarte com muita dedicação havia criado a arte.

2004

















Nesse mesmo ano praticamente era jogado em nossa sede somente o Campeonato Caxiense e era disputado o ano inteiro, então como eu entrei na metade do ano anterior, eu não pude participar, porém acredito que isso foi melhor, pois quando comecei a jogar o Campeonato Oficial somente em 2004, eu já não era carne fresca, hehehe, tanto que nesse mesmo ano consegui me classificar para o quadrangular final e saindo na foto com a Quarta colocação e o Marcos Zeni com a sua Ponte Preta sai Campeão.

Esse foi o ano que tive o prazer de conhecer pessoalmente o meu Grande Mestre, Conselheiro e agora Pai adotivo Adauto Celso Sambaquy em sua breve visita a nossa cidade, onde tive o grande prazer de jogar uma partida amistosa com ele e isso foi muito marcante até hoje.

2005















Já em 2005 gostaria de jogar com gente diferente, fazer Caxias voltar ao cenário das competições externas e essa vontade foi tão grande que mesmo ainda não filiados a Federação Gaúcha, o Amigo Carlos Roberto Foscheira descobriu a gente e através do Vanderlei nos convidou para disputar o Torneio de Aniversário da Cidade de Porto Alegre. Então prontamente atendemos o convite e nesse fomos eu, o Mário e o Émerson para a primeira disputa externa. Chegando lá conheci o também abnegado pelo esporte Foscheira, o incansável Breno e o dedicado Bopp que na época no Grêmio estavam deslumbrados com a modalidade Liso. Apesar de ser um torneio com pouca gente, voltamos muito animados por conhecer outros praticantes do nosso esporte e também por eu ter conquistado o Vice-Campeonato.

A partir daí, fizemos uma parceria com o Grêmio muito interessante, com diversas integrações tanto em Caxias, como em Porto Alegre e acredito que o Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio, principalmente através de Foscheira e Breno, que ajudaram muito a nos inserirmos nos Campeonatos Oficiais da FGFM.

No mesmo ano disputamos o II Experimental de Lisos no COP em Pelotas, onde na época fomos recebidos com muito pouco caso, pelo então Presidente o Senhor Mário Baptista. Mas isso não nos abalou...

Tanto que no mesmo ano realizamos a Taça 40 anos de Fundação da Liga Caxiense no Shopping Martecenter em Caxias do Sul com a presença de diversos Botonistas do Estado. Nessa oportunidade fiquei conhecendo o meu Grande Amigo Marcelo Vinhas e o seu Dindo Osmar. A inseparável dupla César e André na época da Afumepa, os simpáticos Cláudio e Rodolfo de Santa Catarina, entre outros. Esse foi vencido pelo Vinhas, com o César em Segundo e Eu em Terceiro.
Ainda em 2005 tive a grande felicidade de levantar o meu primeiro título de Campeão Caxiense.





















2006

















Em 2006 depois de muita luta interna, pois o nosso pessoal não tinha interesse de jogar fora da cidade e com todo o movimento que realizamos para divulgar o Esporte em Caxias e a modalidade Liso no Estado, acabamos nos federando a Federação Gaúcha e com isso na gestão do Presidente Cláudio Luiz Schemes da Afumepa, sendo assim inserido oficialmente o  primeiro Estadual Liso no estado do Rio Grande do Sul. E tivemos o prazer de realizar  em nossa cidade com a presença de 31 Botonistas, onde o Vinhas sai campeão com o nosso excelente Daniel Pizzamiglio em Segundo. Nesse campeonato tive o prazer de conhecer outros Botonistas que hoje são grandes Amigos, entre eles o Sérgio de Oliveira, o meu Chefe Zilber e o Alemão Augusto.

No mesmo ano disputamos o Centro-Sul em Criciúma e foi a nossa viajem mais divertida até então, fomos novamente com o meu Golzinho Quadrado 007 lotado, foram Eu, o Mário, Ednei, Paulo e o Daniel Pizzamiglio. Demos tanta rizada que na volta eu tive que parar o carro diversas vezes, pois não me agüentava mais de tanto rir...

No mesmo ano sentimos a necessidade de vôos mais ousados, então fomos atrás de patrocínio junto a Prefeitura de Caxias do Sul, através do Fundel (Fundo de Desenvolvimento de Esporte e Lazer), para angariar verba para ir disputar o nosso primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa que seria realizado em Vitória-ES.  O projeto foi aceito pela CAS (Comissão de Avaliação e Seleção) e então conseguimos levar Seis Botonistas para disputar o Campeonato, foi um sucesso, a maioria ainda nunca tinha viajado de avião, vocês imaginem...

Nesse Campeonato tivemos a oportunidade de conhecer as grande feras do nosso esporte a nível nacional. E também fazer novos amigos, entre eles os nosso Irmãos Capixabas.

Eu acredito que foi através dessa parceria entre a AFM/Caxias e a Prefeitura de Caxias do Sul/Fundel que projetamos toda a evolução Caxiense nesse esporte, pois a parceria até os dias de hoje é renovada a cada ano e com isso conseguimos disputar a todos os Campeonatos Nacionais da nossa categoria, além de podermos realizar os Campeonatos Estaduais em nossa cidade com toda a estrutura que eles merecem. Foi através de um projeto desses que hoje revelamos os Juniores Gustavo Pica-Pau e Hemerson, que já estão nos dando muito orgulho, além de projetarmos o futuro do nosso esporte.

2007

















Em 2007 tive o meu primeiro pódio a nível nacional, terminei em Terceiro no Centro-Sul realizado em Pelotas, onde o Vinhas sai Campeão e o Pierobom foi Vice.
Nesse mesmo ano o Amigo André Marques venceu o Estadual da Modalidade Liso realizado no Grêmio.Também realizamos algumas integrações com os Amigos da Afumepa em Caxias do Sul.

Ainda em 2007 começou a jogar conosco um cara com uma Juventus, muito dedicado e com chutes precisos, o meu Bruxo Luciano Carraro, não conheço ninguém no Brasil que treina em três turnos diários que nem ele! 

2008

















Em 2008 tivemos a grande alegria de conquistarmos o título de Campeão Estadual com o meu Bruxo Daniel Pizzamiglio, esse campeonato foi realizado nas dependências da Afumepa. Nesse mesmo ano o Vinhas sai Bi-Campeão do Centro-Sul em Vitória-ES.

Ainda em 2008 fomos convidados pela nossa entidade co-irmã Academia de Pelotas a participar da Copa da Academia e também participar do ilustre churrasco na casa do Fernando (LFS), esse torneio foi muito importante, pois conseguimos estreitar uma grande amizade com Amigos da Academia até os dias de hoje e claro o churrasco é algo espetacular!

Nesse ano assumi o meu maior compromisso até então, fui eleito o Presidente da AFM/Caxias tendo que revolucionar alguns métodos muito arcaicos que ainda eram aplicados e então promovendo grandes mudanças, inclusive a de nossa sede para uma sala bem maior no Ginásio do Vascão, onde estamos até hoje.
Outras grandes mudanças internas foram necessárias para a manutenção e o bem estar do esporte em nossa cidade, que ajudaram na ótima convivência que temos até os dias de hoje.

2009











Ainda em 2009 foi criado o Estadual por Equipes da Modalidade Liso, realizado em Caxias, tivemos a felicidade de sairmos Campeões, a equipe contou com Maciel, Mário, D. Pizzamiglio, Crosa e A. Prezzi. Nesse mesmo o meu Amigo Vinhas conquistou novamente o Estadual e o Centro-Sul.

Ainda em 2009 tive a felicidade de conquistar o meu segundo Campeonato Caxiense.

Nesse mesmo ano fiz novas amizades, tais quais o Matias da Academia, o Dinossauro Guido e a lenda viva Robson Bauer, nosso melhor churrasqueiro da região. Foi também nesse ano que contratei o melhor goleiro de todos os tempos, o Sandro Mazzochi.

2010

















Em 2010 no Centro-Sul do Rio de Janeiro conheci outra figuraça, o grande amigo Chambinho que devido a essa grande parceria criamos o nosso núcleo em São Paulo.

Nesse ano tive o grande prazer de ver outro Amigaço Sérgio de Oliveira levantar o Título de Campeão Estadual Liso, sem levar nenhum gol seguer. Foi muito emocionante, pois na época ele disputava os nossos torneios internos, foi como se AFM/Caxias ganhasse também.

No Brasileiro de Porto Alegre ficamos no quase, com o nosso maior expoente da modalidade Liso Marcelo Vinhas, mas ele não perdeu o título para qualquer um, ele perdeu para Alênio que com a sua ficha e muita habilidade levantou o caneco para os Cariocas.

Mas tivemos os títulos na categoria Máster com o Laurinho da Franzen e Junior com o Marcelo da Pelotense.

Fizemos bonito no Brasileiro de Equipes Liso 2010 terminando com a Quarta colocação, a equipe contou com Maciel, Mário e Carraro.

Somente esse ano tive o prazer de duelar pela primeira vez com o Holanda de Pedrinho e o Vinicius Celso Roth.

Também tivemos uma grande revelação na modalidade Liso, Alex Degani da Riograndina que conquistou o título Estadual e de quebra ficou em Sexto Lugar no Brasileiro Especial Liso. Mas claro tudo isso graças aos seus treinos com o Amigo João Garima.

Ainda nesse ano tive o grande prazer de entregar o Troféu de Campeão Centro-Sul-Brasileiro Liso para o meu “Irmão” Mário de Vargas. Onde o Robson terminou em Segundo, o Tiago Feliz-ES em Terceiro e o Daniel Pizzamiglio em quarto. Também recebemos o troféu de Terceiro Lugar com o Pica-Pau na categoria Junior. Ainda entregamos a homenagem por todos os serviços prestados ao nosso esporte a Sambaquy.

2011

















2011 é um ano no qual eu gostaria que demorasse mais um pouco para acabar, pois consegui conquistar o “Experimental” da Taça RS de Lisos, também fiz a minha melhor campanha em Campeonatos Brasileiros, com a Oitava colocação. Em Caxias conquistei a Copa Caxias e os Jogos Abertos e cheguei na zona de premiação em outros torneios no estado. No Brasileiro de Equipes Liso ficamos com a excelente Terceira colocação e no Livre fomos Vice-Campeões com Cristian, Chambinho e Cícero.

Tivemos no individual o Cristian que foi o Bi-Campeão Brasileiro de Livre, nos Juniores Pica-Pau e Hemerson que ficaram na Segunda e Quarta colocação respectivamente. E o nosso Craque Vinhas figurou na foto novamente nos Lisos.















Desculpem por enaltecer tanto a vitória dos meus Amigos, mas para eu se eles ganharem eu ganho também.

Me lembro muito bem que logo que entrei na Associação o Vanderlei falava “Esse cara será o nosso futuro Presidente, é ele quem vai tocar tudo isso aqui”. Eu sinceramente não acreditava muito nisso, mas hoje devido a toda essa dedicação ao esporte aqui estamos, pronto para mais um desafio e espero atender a todas as nossas necessidades agora a nível estadual e conto com a ajuda de todos vocês, pois ninguém realiza nada sozinho...

Um grande abraço e viva o nosso esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário